Por: Dra. Patrícia Sugino (CRM 150329 • RQE 111033)
Tempo de leitura: 2 minutos
Segundo dados da ISAPS (sigla em inglês para Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em tradução livre) as cirurgias plásticas palpebrais foram o terceiro procedimento estético cirúrgico mais procurado no mundo em 2023, com impressionantes 1,75 milhão de procedimentos realizados, atrás apenas da lipoaspiração (2,24 milhões) e do implante mamário (1,89 milhão)¹.
No entanto, muitos pacientes ainda têm dúvidas sobre qual especialidade médica é a mais indicada para realizar a blefaroplastia, por isso no post de hoje vamos responder a essa pergunta de uma vez por todas!
Diferente do que muitos pensam, a blefaroplastia não é exclusividade de uma única especialidade médica. Assim como procedimentos estéticos como a toxina botulínica (o famoso “botox”) ou os preenchedores podem ser realizados por diferentes especialidades medicas, a blefaroplastia pode ser conduzida por cirurgiões plásticos, dermatologistas cirúrgicos e cirurgiões oftalmologistas especializados em plástica ocular. O mais importante é que o profissional tenha uma boa formação, experiência adequada, conhecimento anatômico aprofundado e preze não somente pelo resultado estético em si, mas pela sua saúde ocular de maneira geral.
É isso mesmo! A oculoplástica, plástica ocular ou oftalmoplástica começou a se firmar como subespecialidade da oftalmologia no Brasil na década de 1960. Em 1974 foi fundada a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO)² e, desde então, a subespecialidade vem crescendo e ganhando notoriedade principalmente pela crescente procura por pessoas interessadas em rejuvenescer a região dos olhos sem comprometer a saúde ocular.
Eu, por exemplo, sou médica oftalmologista e fiz minha especialização (fellowship) em Plástica Ocular e vias Lacrimais na Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde também concluí meu mestrado na mesma área.
O cirurgião oftalmologista especialista em plástica ocular possui uma formação aprofundada sobre a anatomia dos olhos e da região periocular. Isso confere um diferencial importante na segurança e precisão da blefaroplastia, especialmente quando há necessidade de preservar funções como a lubrificação ocular e a mobilidade palpebral. Além disso, estes profissionais estão preparados para lidar com eventuais complicações que possam afetar a saúde dos olhos.
Veja também:
Muito além da especialidade ou do valor cobrado, o essencial é escolher um profissional experiente, que tenha um portfólio consistente de casos, utilize técnicas atualizadas e inspire confiança. O primeiro e mais importante passo nesta direção é agendar a sua consulta de avaliação para que o médico cirurgião entenda o seu caso e você possa se sentir confortável com o procedimento.
¹ ISAPS - International survey on aesthetic / cosmetic procedures performed in 2023. Disponível em: https://www.isaps.org/media/rxnfqibn/isaps-global-survey_2023.pdf
² SBCPO - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (https://www.sbcpo.org.br/)
A Dra. Patrícia Sugino é médica oftalmologista com fellowship (especialização) e mestrado em Plástica Ocular, pós-graduada em Medicina Estética e já transformou mais de 5 mil olhares de homens e mulheres ao longo de mais de 10 anos de experiência profissional. Se você deseja saber mais sobre a blefaroplastia e entender se esse procedimento é o ideal para você, agende sua consulta com a Dra. Patrícia clicando no link abaixo!
© 2024 - Patricia Sugino. Todos os direitos reservados.